Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

O PT vem contando com uma onda de novas filiações, porém todos ainda longe do núcleo de comando, algo que vem dificultando uma renovação do partido.



De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, apenas dois políticos são avaliados como possíveis sucessores naturais de Lula, que tem 76 anos: o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que despontou para o primeiro time do partido e o senador Jaques Wagner, 70, um dos fundadores do PT.

Ainda segundo a publicação, o próprio Lula vem insistindo em uma renovação do partido. O ex-presidente começou a falar sobre o assunto com mais ênfase depois dos protestos de rua de junho de 2013. Se for eleito em 2022, o petista terminaria seu próximo mandato no Planalto com 81 anos.

Atualmente, o PT conta com a bancada mais velha na Câmara dos Deputados, com uma média de 58 anos. Além da dificuldade de renovação, o partido vem enfrentando a concorrência do do PSOL —criado por dissidentes em 2004— na busca pelo eleitorado e por líderes políticos mais jovens.



Deixe sua opinião