Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução/ YouTube

A secretária estadual de Saúde, Tereza Paim, comentou, na manhã desta quinta-feira (23), durante a entrega da reforma da emergência do Hospital Roberto Santos, sobre o surto de influenza que Salvador vem enfrentando nas últimas semanas.



Paim ressaltou que, apesar das notificações estarem sendo regitradas na Sesab, a instabilidade dos dados no Ministério da Saúde tem  dificultado a pasta de ter acesso aos dados epidemiológicos.

“Ainda ontem estivemos em contato com o Ministério da Saúde pedindo celeridade. O Datasus precisa nos dar esse retorno para a gente ter um status epidemiológico suficientemente baseado nas evidências das notificações para considerar uma epidemia”, disse.

A secretária disse que o surto ocorreu antes do esperado pela pasta. Além disso, Paim pediu para que a população tome todos os cuidados para não sobrecarregar o sistema de saúde. Até o momento, o estado tem 185 casos da doença, com duas mortes. Em Salvador, são 151 casos.

“Esses surtos de vírus da Influenza com H3N2, eles surgiram antecipadamente, no geral, não seria nessa época. Nós chegaríamos em fevereiro, quando a gente tem Carnaval e tem o nome da gripe que é do carnaval, a Influenza. E o que tá acontecendo é uma antecipação disso”, afirmou a secretária.

“A busca pela unidade de pronto atendimento para sinais leves vai levar a doença para outras pessoas, assim como fizemos na covid, é preciso ter esses mesmos cuidados, essa mesma atenção, para que o diagnóstico seja mais rápido e as pessoas possam ser cuidadas”, concluiu.



Deixe sua opinião