Foto: Manu Dias/GovBA

Nesta sexta (06), o colunista Murillo de Aragâo, da Revista Veja, colocou o governador Rui Costa (PT) como um dos nomes que podem figurar representando a esquerda na disputa presidencial em 2022. De acordo com ele, o ex-presidente Lula (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), – nomes com maior peso para o pleito -, dependem de fatores que vão além da campanha politica.


“No universo da esquerda existe um espectro de fragmentação em três vertentes: o ex-presidente Lula, do PT; o ex-ministro Ciro Gomes (PDT); e alguma surpresa no campo do PCdoB ou do PSOL. Lula é candidato, mas depende de uma improvável anulação de sentenças contra ele na Justiça. E, sem o ex-­presidente no páreo, a hegemonia do PT para liderar as esquerdas fica comprometida. Ciro, cada vez mais agressivo, tenta ser o anti-Bolsonaro. Precisará, contudo, de mais estrutura psicológica e política e menos verborragia para se tornar competitivo.”, comentou.

O jornalista porém, cita ao lado do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o governador Rui Costa (PT) como destaque da “nova geração” da ala de oposição ao presidente Jair Bolsonaro. Murillo pontua ainda que esses nomes precisam ganhar força no cenário nacional antes de buscar a disputa em Brasília.

“As surpresas no campo da esquerda podem sair da chamada “nova geração”, na qual se destacam os governadores Flávio Dino (PCdoB-MA) e Rui Costa (PT-BA). Mas ambos carecem de densidade e de narrativas de âmbito nacional.”, escreveu.



O maior site de política da Bahia agora também está entre os 10 maiores portais de notícias do estado.

Meio milhão de acessos em dois meses. Meio milhão de vozes. Mas não sem fazer alguns inimigos.

Deixe sua opinião