Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador Rui Costa (PT) acredita que a vacinação da população contra o Covid-19 na Bahia deve começar no primeiro semestre de 2021. Segundo Rui, idosos, profissionais da saúde e da segurança terão prioridade na imunização já que inicialmente não será possível fazer a imunização em massa.



“Na melhor das hipóteses só teremos vacina no início do ano que vem. Primeiro as vacinas do mundo inteiro começam a pedir os registros dos respectivos órgãos reguladores de cada país. Então logo, logo no primeiro semestre nós teremos vacina. Resta saber o que o Brasil vai fazer nessa confusão que é o governo federal. Tive uma reunião com representantes do laboratório da Pfizer pela internet e eles disseram que eles conseguiriam ter para 2021, no máximo 25% do que seria necessário para vacinar a humanidade inteira”, disse Rui durante a inauguração do posto do SAC no Terminal de Integração Pituaçu, em Salvador, na manhã desta terça-feira (24).

Entretanto, Rui ressaltou que há uma dificuldade na distribuição em grande quantidade da vacina da Pfizer. Entre os principais pontos está a logística, porque o insumo precisa ser armazenado temperaturas muito baixas para que o composto não se degrade.

“A logística de algumas dessas vacinas é muito complicada. Algumas delas precisam ser refrigeradas a menos 75 graus e, portanto, requer uma logística bastante complexa. Aqui na Bahia só temos um aparelho que garante o resfriamento abaixo de 75 graus que fica no Laboratório Central”, afirmou.

Enquanto o processo de vacinação não começa, Rui voltou a falar da importância do uso da máscara, uma das medidas para evitar a transmissão do novo coronavírus. “Você sai nas ruas e tem a impressão de que o vírus já foi embora, dado ao tamanho no número de pessoas sem máscaras ou com a máscara no queixo. Tem pessoas que usam a máscara e quando vão falar, tiram a máscara e colocam de novo. É importante que a gente volte a reiterar os cuidados necessários para que a gente não viva o mesmo drama que vivemos no pico da pandemia”, disse.





Deixe sua opinião