Foto: Divulgação / Secom

Durante o evento virtual ‘Projeto Reforma Tributária em debate’, promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), nesta quinta-feira (10), o governador Rui Costa (PT) defendeu uma maior taxação sobre grandes heranças no Brasil. Rui acredita que esse seria o caminho mais fácil para uma distribuição de renda mais justa.



“Pouco se cobra no Brasil, por exemplo, sobre as heranças. Na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quanto maior a herança, maior o tributo, chegando a 40%. Por isso, nos países mais desenvolvidos vemos grandes empresas investindo e criando fundações, há incentivos para isso. Aqui no Brasil a tributação máxima é de 8%, e a média, de 4%”, afirmou o governador.

Rui também se mostrou favorável a uma revisão no pacto federativa, que determina a distribuição de arrecadação dos impostos entre a União, estados e municípios.

“Quando se fala de reforma tributária, todos concordam que o Brasil precisa e é urgente. O problema é: qual é a reforma tributária que faremos? É preciso que, ao responder essa pergunta, nós possamos ter consenso no diagnóstico. Nós iremos descentralizar e dar autonomia aos entes federados, municípios e estados, que efetivamente investem em infraestrutura, saúde e educação no Brasil?”, concluiu Rui.





Deixe sua opinião