Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Fotos: Agência Câmara/Marcelo Camargo/Agência Brasil

A complexa relação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) pode ganhar um novo capítulo: o Planalto já estuda a possibilidade apoiar Marcos Pereira (Republicanos) para a sucessão de Arthur Lira (PP) na presidência da Câmara, em 2025. A informação é do jornal Valor Econômico.



De acordo com a publicação, o governo Lula enxerga a chance de emplacar a candidatura de Pereira coma chegada do Republicanos ao governo. Hoje, Elmar Nascimento é visto como favorito para o comando da Casa, já que é um dos deputados mais influentes e mais próximo de Lira. O apoio do Republicanos era dado como certo a Elmar, segundo um parlamentar aliado do baiano, em conversa reservada com o Política ao Vivo.

Elmar, Otto Filho, Rui Costa, Carletto e Coronel: políticos se movimentam pelo Senado em 26

“Nosso futuro presidente da Câmara”, dispara deputado sobre Elmar Nascimento

Elmar e o Palácio do Planalto vivem uma relação de ‘amor e ódio’ desde o início do governo. Cotado para a Esplanada dos Ministérios, o deputado não aceitou comandar a pasta do Turismo. A influência de Elmar Nascimento foi vista como uma pedra no sapato no andamento de pautas importantes dentro da Câmara dos Deputados. Recentemente, entretanto, o líder do União Brasil se aproximou de figuras importantes da gestão Lula, como o também baiano Rui Costa (PT), chefe da Casa Civil e adversário político local.

Além de Elmar, outro baiano também corre por fora para tentar a sucessão de Lira. Antônio Brito (PSD) é um nome estudado por lideranças e pelo próprio PSD para se candidatar, caso consiga apoio nomes de alto escalão, como o senador Otto Alencar (PSD).



Deixe sua opinião