Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva determinou a retomada das relações diplomáticas do Brasil com a Venezuela a partir do dia 1º de janeiro de 2023, quando tomará posse. A informação foi divulgada na última quarta-feira (14) pelo embaixador Mauro Vieira, indicado para ser o chanceler do novo governo.



Segundo Vieira, já no início do governo petista o Itamaraty irá enviar a Caracas um encarregado de negócios para retomar a posse dos prédios da embaixada e da residência oficial do Brasil no país. Em seguida, será indicado um embaixador. A nomeação precisa ser aprovada pelo Congresso.

Ao ser questionado se o governo Lula vai reconhecer Juan Guaidó como presidente autodeclarado da Venezuela, Vieira disse que a embaixada é acreditada “junto ao governo eleito”, comandado por Nicolás Maduro.

As relações diplomáticas entre os dois países foram rompidas pelo presidente Jair Bolsonaro, em 2020. Antes disso, em março de 2019, o atual mandatário havia assinado um decreto proibindo a entrada do alto escalão do governo venezuelano no Brasil.



Deixe sua opinião