Foto: Reprodução

A polícia da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, investiga a morte de um homem negro, identificado como João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, depois de ser espancado por dois seguranças de uma loja do supermercado Carrefour localizada no bairro Passa d´Areia.



Alguns vídeos que circulam nas redes sociais na noite da última quinta-feira (19) mostram o episódio. O caso aconteceu em frente à loja. Socorristas tentaram salvar o homem, conhecido como Beto. O espancamento causou mobilização de ativistas contra o racismo.

Beto morreu às vésperas do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira (20), em referência à morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, localizado entre Alagoas e Pernambuco.

De acordo com o site GaúchaZH, o espancamento ocorreu depois de uma briga da vítima com uma funcionária do supermercado, que chamou os seguranças, que levaram Beto para fora da unidade e espancaram o homem até a morte.

Em nota, o Carrefour definiu o caso como brutal e disse que irá cancelar o contrato com a empresa que realiza a seguranças do local. Além disso, vai demitir o funcionário responsável pela loja na hora do ocorrido. “O Carrefour informa que adotará as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos neste ato criminoso”, diz nota. “Em respeito à vítima, a loja será fechada. Entraremos em contato com a família do senhor João Alberto para dar o suporte necessário”.

Os dois seguranças acusados de agredir o homem foram presos em flagrante por homicídio.





Deixe sua opinião