Foto: Corpo de Bombeiros o Mato Grosso

Ao tentar responder as críticas sobre o aumento no número de queimadas no Pantanal e na Amazônia, o Governo Federal publicou uma informação falsa no último sábado (26), no Twitter. Na publicação, a Secretaria de Comunicação (Secom) afirmou que a área atingida pelo fogo é a menor dos últimos 18 anos.



“Mesmo com os focos de incêndio que acometem o Pantanal e outros biomas brasileiros, a área queimada em todo o território nacional é a menor dos últimos 18 anos. Dados do Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] revelam que 2007 foi o ano em que o Brasil mais sofreu com as queimadas”, dizia o post feito pela Secretaria.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a Secom comparou dados de oito meses deste ano com estatísticas fechadas de 12 meses dos anos anteriores. Procurada pela reportagem, a secretaria alegou que “expôs os dados que estão à disposição, sem ocultar nada” e que “o que passa disso é ilação falaciosa do jornal”.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro e agosto de 2020, houve registro de 121.318 km² de queimadas em todo o Brasil, dado usado pela Secom. Entretanto, a pasta utiliza para 2019 o dado de 318.389 km² de área queimada durante todo o ano passado. Ainda assim, 2019, o primeiro de Bolsonaro na presidência, é o que registrou maior número de queimadas nos últimos anos.





Deixe sua opinião