Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Orlando Morando (PSDB-SP), acusou o presidente Jair Bolsonaro pela gravidade do cenário da pandemia do novo coroanvírus nos últimos dias. A cidade está em colapso e o toque de recolher decretado. A declaração ocorreu em entrevista à coluna Painel, da Folha de São Paulo.



“As pessoas estão cansadas da pandemia, a vacina inegavelmente demorou demais, esse negacionismo do governo federal levou a esse caos. Não cabe culpar as pessoas, mas sim a ausência de políticas públicas. Vai fazer um ano que estamos na pandemia. Não cabe culpar o povo. Culpado é esse negacionismo. Um dia é ‘gripezinha’, outro é ‘vacina da China’. O tempo foi passando e a população não foi imunizada”, afirmou.

Ainda durante a entrevista, o prefeito informou que São Bernardo do Campo apresenta um dos seus piores momentos, com ocupação de 87% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 na rede pública e 91% na rede privada.

“Estamos próximos de uma saturação da capacidade de atendimento da nossa população. Nem em julho, agosto do ano passado, auge da pandemia no ano passado, a taxa de ocupação de leitos esteve assim. Não dá para ficar sem tomar nenhuma medida”.





Deixe sua opinião