Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A taxa de desemprego no Brasil bateu recorde durante o terceiro trimestre e alcançou 14,4%. Ao todo, são 13,8 milhões de pessoas que estão sem emprego no Brasil. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad-Covid), do IBGE. Ainda segundo o levantamento, é a maior taxa registrada desde o início da série histórica, em 2012.



A população sem emprego vem crescendo desde antes do início da pandemia da covid-19, em março. Em maio deste ano, eram 12,7 milhões de desempregados. No mesmo mês do ano passado, eram 12, 6 milhões.

Os setores que mais fecharam vagas de trabalho foram os de alojamento e alimentação (15,1%, ou 661 mil pessoas a menos), transporte (11,1%, ou menos 507 mil empregados) e outros serviços (11,6%, ou 510 mil vagas).

Também houve recorde dos “desalentados”, grupo que está desempregado, mas não procura emprego. No fim do terceiro trimestre, em agosto, eram 5,9 milhões de pessoas. Segundo O IBGE, em maio deste ano eram 5,5 milhões. Em agosto do ano passado, eram 4,8 milhões de pessoas nessa situação.





Deixe sua opinião