Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Valter Pontes / Secom

O prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM) afirmou, em entrevista coletiva durante agenda oficial, na manhã de hoje (24), que vai analisar os números da pandemia na capital baiana até sexta-feira (26) para definir, junto ao governo estadual, se será necessário fazer antecipação de feriados.



Segundo o chefe do executivo municipal, há uma tendência de baixa na ocupação de leitos de UTI na cidade, que, se confirmada, pode fazer com que a prefeitura anuncie, após a Semana Santa, a retomada das atividades econômicas, sem precisar de antecipação para acelerar a queda.

“Vamos avaliar esses números entre hoje e sexta-feira para tomarmos as decisões. Caso as medidas sejam prorrogadas, se é melhor até antecipar os feriados para a gente fazer uma contenção maior, para termos uma diminuição e, depois da Semana Santa, fazermos uma reabertura das atividades econômicas”, disse Bruno.

“Pode ser que a gente consiga chegar a 5 de abril [após o feriado da Semana Santa] com os números na casa dos 80%, o que nos permite chegar e anunciar essa retomada. Temos uma diminuição muito grande da pressão no sistema de saúde, mas vamos analisar com calma”, explicou.

Atualmente, a prefeitura trabalha com o mínimo de 80% de ocupação de leitos de UTI para poder liberar o retorno das atividades. Conforme Bruno, este patamar daria margem de segurança caso haja novo aumento na contaminação devido à reabertura. O plano da gestão é escalonar os horários e dias de funcionamento dos setores econômicos, para evitar aglomerações no transporte público.

“Desenvolvemos um sistema que nos permite saber o carregamento do transporte público, por horários e quais funcionários de quais atividades estão usando o transporte. Se for possível compatibilizar horários de funcionamento e dias de funcionamento, e a gente ver que for possível conciliar isso para que não haja lotação, carregamento excessivo no transporte público, é possível retomar todas as atividades, tudo de vez”, completou.





Deixe sua opinião