Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Divulgação / PDT

O PDT lançou oficialmente a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, na última quarta-feira (20). O partido escolheu o primeiro dia permitido pelo Tribunal Superior Eleitoral para fazer a convenção nacional.



A convenção ocorreu em Brasília, na sede do partido, com a presença dos pré-candidatos aos governos estaduais e das lideranças do PDT. O nome de Ciro foi aprovado por unanimidade. No entanto, o nome do candidato a vice-presidente na chapa ainda não foi anunciado. Em seu discurso, o presidenciável disse que gostaria que fosse uma mulher e anunciou que o PDT está intensificando diálogos para uma frente democrática.

Esta é a quarta que Ciro Gomes vai disputar a Presidência da República. Ele já concorreu nas eleições de 1998, 2002 e 2018. O primeiro cargo político que ele ocupou foi como deputado estadual em 1993. Ele também foi governador do Ceará, prefeito de Fortaleza e deputado federal.

Ciro Gomes ainda foi ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, em 1994, e ajudou a consolidar o Plano Real. Entre 2003 e 2006, no governo Lula, foi ministro da Integração Nacional, quando participou da elaboração do projeto de transposição do Rio São Francisco.



Deixe sua opinião