Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, anunciou que as aulas presenciais na unidade devem retornar em fevereiro do próximo ano. A volta ocorre após 18 meses de ensino à distância, provocado pela pandemia do novo coronavírus.



“Vamos aguardar o final de outubro, início de novembro para fechar essa questão. Os números da pandemia vão nos ajudar a entender a possibilidade. Mas estamos trabalhando para que em fevereiro façamos essa retomada. Claro, com todos os cuidados necessários. Algumas matérias talvez ainda exijam ensino remoto. Mas importante dizer que nunca paramos. A universidade teve aula remota “, explicou o reitor em entrevista, nesta segunda-feira (27) à Rádio Metrópole.

Salles rebateu ainda os ataques feitos pelo governo federal à autonomia universitária quando nomeia um reitor fora da escolha da comunidade acadêmica.

“Pegam os modelos de fora do país para falar em tal lugar não tem eleição do reitor. O que pode funcionar lá fora, não pode ser medida para nós. Nossas universidades são verdadeiras comunidades. Essa é a realidade do Brasil. Se quebrar a nossa escolha democrática isso se atenta contra a autonomia universitária. Esse governo busca até judicializar escolhas e nomear reitor. Não se pode aceitar isso”, pontuou.



Deixe sua opinião