Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Os aparelhos celulares auxiliam na transmissão do novo coronavírus em unidades hospitalares e, consequentemente, fora delas. É o que diz um estudo feito pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. As informações são da coluna Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.



Durante a pesquisa, foram inspecionados os celulares de 51 profissionais que trabalhavam em uma UTI exclusiva para pacientes com Covid-19. Os profissionais foram questionados se tinham algum cuidado com os aparelhos, estes que também eram utilizados no hospital.

Entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, 100% afirmaram que higienizavam os telefones e as mãos de forma adequada. Entre profissionais de limpeza, 80% disseram que tomavam este tipo de cuidado.

Durante o estudo, os celulares dos profissionais foram recolhidos para coletar material de suas superfícies. Em dois, foram encontrados materiais genéticos do novo coronavírus.

Em exames laboratoriais, foi verificado que o vírus encontrado não cresceu em cultivo e não estava mais infectante, apesar de o DNA ter continuado nos aparelhos.





Deixe sua opinião