Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O elogio do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil) ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), repercutiu no meio político nos últimos dias. Apesar da aproximação recente, o parlamentar já foi vetado por Rui de entrar no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).



Elmar, que ainda faz parte da oposição na Bahia, mesmo com os flertes recentes com a base governista, esteve cotado para assumir um ministério no início do mandado de Lula, em 2023. Na época, a ida para a Esplanada dos Ministérios não ocorreu, e foi especulado um possível veto do ministro Rui Costa.

Ainda em dezembro de 2022, antes da posse de Lula, o jornal O Globo trouxe a informação de Rui e Jaques Wagner trabalhavam para que Lula fosse convencido a não aceitar a indicação de Elmar pelo União Brasil, hoje com três ministérios.

Entre os pontos destacados na época, estão a posição de Elmar no contexto político local, o apoio dado ao então presidente Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições, e declarações feitas contra o o petista.

Rui negou que tivesse atuando para barrar Elmar, mas admitiu que Elmar fora do governo evitava um “constrangimento”.

“Algumas pessoa subiram excessivamente o tom e foram desrespeitosas nessa eleição e antes da eleição. Usando adjetivos e qualificações que não são adequadas. Acho que o que foi feito evita constrangimento para todo mundo. Seja para quem eventualmente seria indicado, seja para o presidente”, disse em entrevista ao Roda Viva.

Nos últimos meses, entretanto, Elmar e Rui estão próximos. O ministro tem considerado, nos bastidores, apoiar o deputado para a Presidência da Câmara. Além disso, o parlamentar já é visto como um “quase governista” na cena política baiana, já que tem feito uma movimento de aproximação com a base.



Deixe sua opinião